As melhores mulheres na técnica de gutural

Posted by Jhon Olliver On segunda-feira, 22 de agosto de 2011 19 Comentários

A presença de mulheres no Metal vem sendo cada vez mais significativa, principalmente ocupando a posição de frontwoman nas bandas. Entretanto, pode-se observar que a maioria das mulheres vocalistas se especializam no canto limpo e/ou lírico,ocupando a posição de frontwoman principalmente em bandas do gênero Gothic Metal.
Porém, o número de mulheres vocalistas de bandas de Metal extremo, especialmente em bandas de Thrash e Death Metal, também vem crescedo cada vez mais, e elas se voltam para o vocal Gutural, embora tenha a predominância dos graves. O gutural não é praticado apenas por homens, sendo parcialmente comum ver mulheres usando a técnica.
Pois então, listaremos algumas das mulheres que utilizam a técnica do gutural em suas respectivas bandas (não se trata de um ranking, apenas uma lista, clique nos nomes para conferir os vídeos. Nem todos os nomes foram listados, devido à quantidade de artistas no gênero):


Com certeza quando se fala em Gutural feminino, a primeira mulher que vem à cabeça é a cantora alemã Angela Gossow, da banda sueca de Melodic Death Metal Arch Enemy. Suas principais influências como vocalista são os cantores Jeff Walker (Carcass), David Vincent (Morbid Angel), John Tardy (Obituary) e Chuck Billy (Testament). A mais fanática da banda por estilos mais extremos de Metal, fã de bandas como Slayer, Morbid Angel, Obituary, Cannibal Corpse, Death, e o próprio Carcass, Angela Gossow contribuiu muito para tornar o som da banda mais pesado sem abandonar porém a melodia. Gossow teve a sua primeira banda em 1991, Asmodina e em 1998 tornou-se frontwoman de sua segunda banda Mistress, até ser chamada em 2001 para assumir os vocais da banda sueca Arch Enemy.


Alissa White-Gluz é a vocalista da banda canadense de Melodic Death Metal, The Agonist. Alissa vem sendo cada vez mais reconhecida devido a sua grande capacidade de combinar vocais limpos com o Gutural. Aos 21 anos formou a banda The Agonist e agora, aos 23, lançou seu segundo álbum, “Lullabies for the Dormant Mind” pela Century Media Records. A carinha angelical esconde um monstro de voz bipolar. Outra curiosidade sobre a cantora é que ela é Vegan e já participou na versão canadense do programa “Ídolos”.








Sabina Classen é a vocalista da banda alemã de Thrash Metal Holy Moses, que é considerada uma das primeiras bandas a usar vocal gutural feminino. Em 1981, Sabina juntou-se ao Holy Moses, banda da qual o seu marido, Andy Classen, era o guitarrista. Mais tarde, em 1994, Sabina fundou a banda Temple of the Absurd, na qual também é vocalista.










Otep Shamaya é uma cantora/compositora estadunidense. Ela fez sua estréia em 2000 com a banda de New Metal Otep. Ela é conhecida por seu papel como vocalista e homônima do Otep. Ela é facilmente distinguida por sua forma de cantar pesada, com elementos líricos, voz limpa, e é também uma das poucas vocalistas femininas conhecidas na cena do Metal que efectivamente utiliza gutural.




Morgan Lander é cantora e guitarrista do grupo canadense de metal alternativo Kittie. Sua irmã, Mercedes Lander, também atua na Kittie. Ela é conhecida por seu uso de voz estilo gutural como uma vocalista, apesar de muitas vezes cantar com voz limpa. Morgan também tem um negócio bem sucedido, ela atualmente é co-proprietária de uma linha de vestuário chamada Poisoned Black com sua irmã mais nova, Mercedes Lander.









Britta Görtz é a vocalista e líder da banda alemã de Thrash Metal Cripper, formada no ano de 2005. O seu primeiro EP com a Cripper foi "Killer Escort Service", lançado em 2006, seguido por performances maiores, incluindo o Festival Metalcamp. Em uma entrevista, Britta afirma que muitas vezes a sua voz já foi comparada com a de um homem no vocal, mas ela faz o máximo para criar o seu próprio estilo.










É a vocalista e letrista principal da banda de Black Metal norte-americana Demonic Christ, criada no ano de 1992. Danna também foi vocalista e guitarrista da banda de Doom/Black Metal Mythic, que foi sua primeira banda. Dana também é conhecida como "Satania", e outra curiosidade é que a vocalista é casada e possui dois filhos, o que a fez se afastar das gravações e dos shows durante as duas gravidezes.





Candice faz parte da banda francesa Eths, formada em 1999 e que nacionalmente é bem conceituada. Além de bela, Candice canta em francês e alterna entre vocais limpos e guturais graves. As letras das canções do grupo francês são inspiradas na dolorosa infância de Candice. Não se deixe enganar por aqueles olhos castanhos e melancólicos com o canto etéreo e sussurante que Candice oferece com sua doce voz clara. Não se deixe enganar por essa aparente inocência em acreditar que a francesinha de cabelos escuros é só mais uma voz angelical. Você levará um choque quando aquela boca vermelha se abrir e rasgar seus ouvidos profundamente com rosnados e grunhidos de sua garganta de aço. Parece difícil de acreditar, e há confusão até mesmo na imprensa especializada, quando os escritores perguntam sobre o "cantor masculino". A resposta é sempre: Candice! Alguns ainda acham que não é fácil aceitar, quando se ouve "Tératologie", seu segundo álbum completo e o primeiro a ser lançado fora da sua França natal.

Cadaveria é o codinome da vocalista e também o nome da banda italiana de Dark Metal, uma das fundadoras do grupo juntamente com o baterista Flegias após ambos saírem da Opera IX devido a conflitos internos. Cadaveria é conhecida por apresentar uma voz única para o feminino da época em que Opera IX foi formado, extremamente gutural e sombria, sendo raras as vezes em que se ouviam nuances mais góticas ou sinfônicas. Juntamente com o Opera IX, Cadaveria fez com que gêneros mais extremos do Metal eclodissem, já que o país era conhecido apenas como berço de bandas de Power e Alternative Metal. Uma última curiosidade sobre a cantora: não se sabe o seu nome verdadeiro, em toda entrevista em que é perguntada ela apenas responde: "Creio que isso não seja importante!"


Também conhecida como apenas "Tristessa", é a vocalista da banda grega feminina de Black Metal Astarte, formada no ano de 1995. Tristessa passou a assumir os vocais a partir de 2003, pois antes ela ocupava os cargos de baixista e tecladista, enquanto "Kinthia" assumia a posição de vocalista. Atualmente, quem ocupa os antigos cargos de Tristessa são Derketa nos teclados e Lycon no baixo. Uma última observação é que Tristessa já assumiu as guitarras nas gravações enquanto também ocupava as posições de tecladista e baixista.










Acompanhe-nos em nossas redes sociais:






Comentários
19 Comentários

19 Comentários:

Junior Tavares disse...

Provas! Provas! Quero Provas e vídeos dela tocando pra ver são realmente boas

FilipeZuca disse...

Acredite... São Muito boas! Eu ja vi e ouvi todas cantando. As melhores!

Jhon Olliver disse...

Todos os vídeos estão disponibilizados clicando nos nomes!

Surprise Link disse...

olá,
Convido você a participar do novo agregador de links www.surpriselink.com, o agregador mais diferente dos que você já viu, em 2 idiomas, liberação de links na hora e muito mais.

Oleg disse...

Faltou a Masha do Arkona

Anônimo disse...

e lá vem os desinformados falando da angela novamente... vocal ruim, fraco, ela não sabe respirar, solta gritinho de mulher no meios das músicas e o cd é mais efeito que voz. fui em um show e odiei mesmo.

Anônimo disse...

FALOU A DA BANDA - Iwrestledabearonce


ZICA DO BAILE

Rodrigo Alves disse...

Esqueceram de colocar Diana Arnos, brasileira da banda No Way, que usa um vocal gutural utilizando técnicas do Chuck Billy (Testament) Realmente muito bom! www.reverbnation.com/brnoway

André L. de Almeida disse...

Deviam coloca a Maria Brink da banda "In This Moment". Eu gosto do vocal dela.

Anônimo disse...

Faltou a Candace Kucsulain, porra!

Daniela disse...

A Candice é minha favorita ♥

Vane disse...

Alissa White Gluz é a melhor!^^

Fabio disse...

faltou a vocalista da banda de Doom Metal Thorr's Hammer. A mulher virou lenda dentro do gênero pois fazia os vocais com apenas 17 anos! Sem dúvida os vocais dela são mais pesados e fortes do que os de Angela Gossow. ;)

Zé do Metal disse...

Cadê as bandas nacionais?!

Zé do Metal disse...

Querem exemplos?! A HellArise (@hellarise) de São Paulo e a DIVA (@divametal) do Rio de Janeiro!

Denise disse...

Faltou a Candace Kucsulain do Walls Of Jericho...

Anônimo disse...

poxa como eu queria cantar gutural.

Anônimo disse...

faltou a karyn crisis

giordano disse...

Contribuindo para o post acrescento essas que são muito boas: Tyrannizer do Nocturnal (Foto: http://www.lastfm.com.br/music/Nocturnal/+images/46121187 - Video: http://www.youtube.com/watch?v=s3UEYwibnig&feature=related)
Candace Kucsulain do Walls of Jericho (Foto: http://www.lastfm.com.br/music/Walls+Of+Jericho/+images/14283215 - Video: http://www.youtube.com/watch?v=LFvoS9V-7ys)
Stevie Floyd do Dark Castle (Foto: http://www.lastfm.com.br/music/Dark+Castle/+images/46075943 - Video: http://www.youtube.com/watch?v=8dgUkIVDtl4)

Postar um comentário