A presença de mulheres no Metal vem sendo cada vez mais  significativa, principalmente ocupando a posição de frontwoman nas  bandas. Entretanto, pode-se observar que a maioria das mulheres vocalistas se especializam no canto limpo e/ou lírico,ocupando a posição de frontwoman principalmente em bandas do gênero Gothic Metal.
Porém, o número de mulheres vocalistas de bandas  de Metal extremo, especialmente em bandas de Thrash e Death Metal,  também vem crescedo cada vez mais, e elas se voltam para o vocal  Gutural, embora tenha a predominância dos graves. O gutural não é  praticado apenas por homens, sendo parcialmente comum ver mulheres  usando a técnica.
Pois então, listaremos algumas das mulheres que utilizam a técnica do gutural em suas respectivas bandas (não se trata de um ranking, apenas uma lista, clique nos nomes para conferir os vídeos. Nem todos os nomes foram listados, devido à quantidade de artistas no gênero):
Com certeza quando se fala em Gutural feminino, a primeira mulher que vem à cabeça é a cantora alemã Angela Gossow, da banda sueca de Melodic Death Metal Arch Enemy.  Suas principais influências como vocalista são os cantores Jeff Walker  (Carcass), David Vincent (Morbid Angel), John Tardy (Obituary) e Chuck  Billy (Testament). A mais fanática da banda por estilos mais extremos de  Metal, fã de bandas como Slayer, Morbid Angel, Obituary, Cannibal Corpse, Death, e o próprio Carcass, Angela Gossow contribuiu muito para tornar o som da banda  mais pesado sem abandonar porém a melodia. Gossow teve a sua primeira  banda em 1991, Asmodina e em 1998 tornou-se frontwoman de sua segunda  banda Mistress, até ser chamada em 2001 para assumir os vocais da banda  sueca Arch Enemy.

Alissa White-Gluz é a vocalista da banda  canadense de Melodic Death Metal, The Agonist. Alissa vem sendo cada vez  mais reconhecida devido a sua grande capacidade de combinar vocais  limpos com o Gutural. Aos 21 anos formou a banda The Agonist e agora,  aos 23, lançou seu segundo álbum, “Lullabies for the Dormant Mind” pela  Century Media Records. A carinha angelical esconde um monstro de voz  bipolar. Outra curiosidade sobre a cantora é que ela é Vegan e já  participou na versão canadense do programa “Ídolos”.
Sabina Classen é a vocalista da banda alemã  de Thrash Metal Holy Moses, que é considerada uma das primeiras bandas a  usar vocal gutural feminino. Em 1981, Sabina juntou-se ao Holy Moses,  banda da qual o seu marido, Andy Classen, era o guitarrista. Mais tarde,  em 1994, Sabina fundou a banda Temple of the Absurd, na qual também é  vocalista.
Otep Shamaya é uma cantora/compositora  estadunidense. Ela fez sua estréia em 2000 com a banda de New Metal  Otep. Ela é conhecida por seu papel como vocalista e homônima do Otep.  Ela é facilmente distinguida por sua forma de cantar pesada, com  elementos líricos, voz limpa, e é também uma das poucas vocalistas  femininas conhecidas na cena do Metal que efectivamente utiliza gutural.
Morgan Lander é cantora e guitarrista do grupo canadense de metal alternativo Kittie. Sua irmã, Mercedes Lander, também atua na Kittie.  Ela é conhecida por seu uso de voz estilo gutural como uma vocalista,  apesar de muitas vezes cantar com voz limpa. Morgan também tem um  negócio bem sucedido, ela atualmente é co-proprietária de uma linha de  vestuário chamada Poisoned Black com sua irmã mais nova, Mercedes  Lander.
Britta Görtz é a vocalista e líder da banda  alemã de Thrash Metal Cripper, formada no ano de 2005. O seu primeiro EP  com a Cripper foi "Killer Escort Service", lançado em 2006, seguido por  performances maiores, incluindo o Festival Metalcamp. Em uma  entrevista, Britta afirma que muitas vezes a sua voz já foi comparada  com a de um homem no vocal, mas ela faz o máximo para criar o seu  próprio estilo.
É a vocalista e letrista principal da banda de  Black Metal norte-americana Demonic Christ, criada no ano de 1992. Danna  também foi vocalista e guitarrista da banda de Doom/Black Metal Mythic,  que foi sua primeira banda. Dana também é conhecida como "Satania", e  outra curiosidade é que a vocalista é casada e possui dois filhos, o que  a fez se afastar das gravações e dos shows durante as duas gravidezes.

Candice faz parte da banda francesa Eths, formada em  1999 e que nacionalmente é bem conceituada. Além de bela, Candice canta  em francês e alterna entre vocais limpos e guturais graves. As letras  das canções do grupo francês são inspiradas na dolorosa infância de  Candice. Não se deixe enganar por aqueles olhos castanhos e melancólicos  com o canto etéreo e sussurante que Candice oferece com sua doce voz  clara. Não se deixe enganar por essa aparente inocência em acreditar que  a francesinha de cabelos escuros é só mais uma voz angelical. Você  levará um choque quando aquela boca vermelha se abrir e rasgar seus  ouvidos profundamente com rosnados e grunhidos de sua garganta de aço.  Parece difícil de acreditar, e há confusão até mesmo na imprensa  especializada, quando os escritores perguntam sobre o "cantor  masculino". A resposta é sempre: Candice! Alguns ainda acham que não é  fácil aceitar, quando se ouve "Tératologie", seu segundo álbum completo e  o primeiro a ser lançado fora da sua França natal.

Cadaveria é o codinome da vocalista e também o  nome da banda italiana de Dark Metal, uma das fundadoras do grupo  juntamente com o baterista Flegias após ambos saírem da Opera IX devido a  conflitos internos. Cadaveria é conhecida por apresentar uma voz única  para o feminino da época em que Opera IX foi formado, extremamente  gutural e sombria, sendo raras as vezes em que se ouviam nuances mais  góticas ou sinfônicas. Juntamente com o Opera IX, Cadaveria fez com que  gêneros mais extremos do Metal eclodissem, já que o país era conhecido  apenas como berço de bandas de Power e Alternative Metal. Uma última  curiosidade sobre a cantora: não se sabe o seu nome verdadeiro, em toda  entrevista em que é perguntada ela apenas responde: "Creio que isso não  seja importante!"

Também conhecida como apenas  "Tristessa", é a vocalista da banda grega feminina de Black Metal  Astarte, formada no ano de 1995. Tristessa passou a assumir os vocais a  partir de 2003, pois antes ela ocupava os cargos de baixista e  tecladista, enquanto "Kinthia" assumia a posição de vocalista.  Atualmente, quem ocupa os antigos cargos de Tristessa são Derketa nos  teclados e Lycon no baixo. Uma última observação é que Tristessa já  assumiu as guitarras nas gravações enquanto também ocupava as posições  de tecladista e baixista.
Acompanhe-nos em nossas redes sociais: